Promovida pelo Centro Social Marista e a Escola Marista Santa Marta, a 9ª edição do Dia de Integração reuniu público em Santa Maria. O evento ocorreu na tarde deste sábado (26), no Bairro Nova Santa Marta.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O evento
Iniciado em 2012, o Dia de Integração busca garantir o acesso da comunidade a diversos serviços sociais, culturais e de lazer. Nos últimos anos, não ocorreram edições apenas em 2020 e 2021, devido a pandemia de Covid-19. Conforme a assistente social do Centro Social Marista, Camila Agostta, 43, a edição deste ano contou com um grande número de instituições participantes. Foram, ao todo, 52 entidades distribuidas em estantes no pátio e em salas dentro do prédio da escola.
– Preparamos uma tarde que englobasse diversos serviços para toda a comunidade, pensando sempre naqueles que são socioassistenciais como confecção do CPF e Cadastro Único. Buscamos garantir momentos de embelezamento para as pessoas com três institutos, fazendo corte de cabelo, maquiagem e manicure. Trouxemos serviços da região, como Cras Oeste, Conselho Tutelar e Delegacia para que as pessoas possam se orientar e se informar sobre esses serviços. Tivemos também uma tarde com brincadeiras e atividades para as crianças – relata a assistente social.
O representante da Associação Comunitária de Moradores do Bairro Nova Santa Marta, Leonel Pacheco, 61 anos, aprova a iniciativa. Para ele, que mora há 31 anos no local, o evento é uma oportunidade de aproximar a comunidade de serviços que são considerados básicos, mas que muitas vezes, não conseguem ser acessados por diversos motivos:
– Para nós, é importante o Dia da Integração, porque ele mostra o papel fundamental de cada instituição e da escola. Nós sempre agradecemos pelo espaço que a escola abre e as pessoas que participam. É muito bom.
Acesso aos serviços
Com diversas parcerias, o evento proporcionou desde cortes de cabelo, barba e massagem gratuitos até o acompanhamento na inscrição e regularização de CPF com a equipe da Receita Federal e oportunidades de emprego com a Agência FGTAS/Sine. Na área de assistência social, os moradores puderam atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) por meio do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), conhecer programas como Famílias Acolhedoras, entre outros serviços ofertados no município.
Em entrevista ao Diário, o secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, João Chaves, destacou a importância do evento:
– Isso demonstra que a comunidade pode correr para qualquer um desses serviços em um momento de aperto ou dificuldade, sabendo que não está sozinha. Temos uma rede de proteção. Todo serviço está lincado a outro e existe uma conversa.
O Dia de Integração também contou com apresentações artísticas de música, dança e circo, além de brinquedos infláveis e pintura para as crianças.